O voto dos brasileiros deixou clara a necessidade de um PV melhor e maior

por Muriel Saragoussi*

Querida Marina!
Queridos amigos e queridas amigas do Movimento e da Campanha Marina Silva!

Se não posso estar de corpo presente, saibam que estou com vocês de coração e alma. Sei que continuaremos juntos “hasta la vitória”, isto é, para sempre, pois a construção de um Brasil melhor é tarefa sempre renovada.

Começo dando a todos “PARABÉNS”, assim em maiúscula, pelo trabalho de conscientização feito nestes últimos meses. É um trabalho de fôlego, cujos resultados estão estampados nos jornais do mundo inteiro: Marina, tu és a grande vitoriosa desta eleição! O projeto que tão bem representas não pode mais ser ignorado por qualquer um/a que venha a governar nosso país ou um de seus estados.

Nosso projeto de país implica numa mudança de visão e de forma de fazer, onde o processo é tão importante quanto os resultados. Se assim não fosse, poderíamos aceitar o governo de qualquer déspota esclarecido e não o queremos!

Tiriricas à parte, a análise da distribuição de votos no país mostra que o tempo do voto de cabresto está se acabando e mostra que o PV é menor que a proposta política que Marina representa - uma proposta que não contempla cabresto.

Os votos dados a Marina rompem com a lógica de direita e esquerda, mesmo se os projetos que Serra e Dilma representam não sejam propriamente dito de direita ou de esquerda, apesar da roupagem e do discurso.

Também, e sem jogo de palavras, o PV precisa crescer e amadurecer para abarcar esta proposta e ficar do tamanho que o Brasil precisa. O voto dos brasileiros deixou clara a necessidade de um PV melhor e maior.

Tomar a decisão de apoiar um ou outro candidato é assumir uma lógica que não é a do projeto que apresentamos, projeto apoiado por 20% da sociedade. Na minha visão, não podemos “negociar apoio” em troca da incorporação de fragmentos de programa ou mesmo de programa inteiro (o que, é claro, não irá acontecer...). Isto é contrário à “nova forma de fazer política” da qual falamos ao longo da campanha e mesmo sem negociação sempre seria apresentado como tal.

Devemos manter a posição de que o eleitor marineiro deve assumir seu voto conforme o que considera “menos pior”, com coragem e com cobrança sobre o que será feito com ele.

Nosso maior trabalho começa agora. É o trabalho de gerenciar a confiança depositada em nosso projeto de país e fazê-la crescer de modo sustentável. Devemos trabalhar a consciência cidadã e ... a nossa proposta de governo para 2014!

E não devemos parar até o momento que eu sei virá, onde, em nome deste projeto, Marina for presidente!

Um beijo no coração,

*Muriel Saragoussi é socioambientalista

2 comentários:

  1. Queridos Marineros,
    concordo plenamente com toda a argumentação e sugestões do Saragoussi.
    Diferente da visão do companheiro de Cabo Frio, aqui no Recife, e creio que na maior parte do Brasil, não foram os evangélicos quem deram maioria a Marina. Pessoas de diferentes religiões (eu mesma sou budista) e diferentes classes sociais escolheram Marina por ser alguém, como ela mesma declarou, real (não uma persona), que fala com honestidade e confiança, que não usa qualquer máscara (a não ser as de proteção solar).
    Ontem, repassaram-me uma carta de alguém que assinou como Maurício Abdalla - professor de filosofia da UFSE, na qual, de forma ridícula e equivocada, o cara usando a letra de Dorival Caymmi (Marina), atribui à nossa candidata a não vitória da candidata dele no primeiro turno e dizendo que Marina teria se pintado da cor dos tucanos e servido aos interesses deles. Totalmente fora do ar, este moço demonstra que estava em outro planeta e não acompanhou o noticiário dos escândalos de Brasília mostrados, inclusive, às vésperas da eleição que fizeram a candidata petista despencar nas pesquisas da cômoda condição de vencedora no primeiro turno. Como se fosse preciso aparecer algum inimigo para "sujar" a imagem de tantos quantos se abrigam no PT e fazem suas maracutais tal como outros de qualquer partido que chegam ao poder e usam dos mesmos expedientes para se locupletarem.
    Digo isto já declarando que não voto em tucano em qualquer eleição por, entre outras justificativas, não suportar a arrogância que os caracteriza.
    Um abraço
    Fátima Pereira

    ResponderExcluir
  2. Apoiado, Saragoussi.

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Comitê Virtual de Ambientalistas e Socioambientalistas PRÓ-MARINA!
Os comentários são livres, e expressam a opinião pessoal de seus autores.